26.4.10

Os EUA x John Lennon

'All we are saying is give peace a chance'. É quase impossível sair do cinema após assistir 'Os EUA x John Lennon' sem cantarolar, mesmo que mentalmente, esse verso da música 'Give Peace a Chance'. Talvez eu seja suspeita por sempre cantarolar (mentalmente) depois de ver um filme, mas nesse caso a música é realmente um símbolo da imagem que o documentário deixa do cantor e ativista: uma pessoa que lutou pacificamente pelo fim da violência na Guerra do Vietnã.

Há tempos quero ressucitar esse blog e confesso que estava esperando por 'Alice no País das Maravilhas' para isso, mas me decepcionei um pouco e não tive vontade de escrever sobre. Acontece que, no domingo, entrei despretenciosamente no cinema para ver o documentário de David Leaf e John Scheinfeld e saí de lá cantando e feliz pela escolha cinematográfica da noite.

'Os EUA x John Lennon' não é nenhuma obra prima, nem traz grandes inovações narrativas, mas consegue envolver o espectador em meio a músicas, depoimentos de peso sobre o ex-Beatle (o filme retrata o período entre 1966 e 1976 e pouco mostra Lennon com os garotos de Liverpool) e imagens de arquivo com edição cuidadosa. Vale muito a pena pelos sete dias de 'hair peace, bed peace' de John e Yoko na lua-de-mel em Amsterdã e pela novela da quase 'expulsão' do casal dos Estados Unidos. Além disso, a trilha sonora é de dar água na boca tanto em neófitos quanto em fãs mais dedicados.